Reflexões

Você também pode gostar

O que é um trauma
O universo sempre devolve
Ser próspero
Soltar! Soltar! Soltar!
Show More

Tempos tumultuosos também passam

Nesse momento todos estamos impactados pela mudança em nossa vida, nossa rotina, pela obrigatoriedade de ficar em casa e por abrirmos mão de nossa liberdade ampla. Não é fácil para ninguém.


Nós, seres humanos, temos necessidade de segurança e as mudanças bruscas nos assustam, chegando até a apavorar, em alguns casos. Surgem dúvidas, inquietações, medo, angústia e ansiedade. Para quem já lida com essas questões em tempos normais, durante a tempestade elas se tornam ainda maiores e desafiadoras.

Nós, seres humanos, temos necessidade de segurança e as mudanças bruscas nos assustam, chegando até a apavorar, em alguns casos. Surgem dúvidas, inquietações, medo, angústia e ansiedade. Para quem já lida com essas questões em tempos normais, durante a tempestade elas se tornam ainda maiores e desafiadoras.


Essa é a leitura da situação, mas diante de tudo isso, o que fazer?

 

É claro que cada pessoa é única, então suas dores e soluções também serão. Mas como também temos muito em comum, podemos refletir sobre sugestões que auxiliem um maior número de pessoas.


Primeiramente, se informar é necessário, para sabermos como agir; que cuidados adotar em nosso cotidiano e até mesmo para saber em que pé as coisas estão, mas é preciso cautela.


Busque se informar em fontes oficiais, seguras. Evite todas as informações que chegam pelas redes sociais, sendo que o WhatsApp é campeão no quesito espalhar fake News, medo e desespero. Se informar não é o mesmo que se deixar contaminar pelo vírus do negativismo; manter a serenidade é fundamental. Então, busque se afastar, se for o caso nem abra, vídeos, áudios e textos que só servem para espalhar desinformação e piorar a situação emocional das pessoas.


Tente manter a positividade e o bom humor. Assim como tem muitas coisas desagradáveis nos chegando pelas redes sociais, tem também diversão, otimismo, boas vibrações, solidariedade.


A esses, dê atenção e importância, afinal, estamos em casa mesmo, não custa nada rir de bobagens que, nós brasileiros, somos mestres em criar, mesmo diante de situações difíceis. Rir é fundamental para produzirmos uma imunidade alta.


Apesar da distância física, não se distancie das pessoas que são importantes para você. Hoje a Internet nos permite chamadas de áudio, vídeo e mensagens que são formas quase gratuitas de nos mantermos em contato uns com os outros, nos apoiando mutuamente. Hoje eu posso estar bem e dar força para os amigos e familiares, amanhã posso estar triste e receber deles o apoio para me fortalecer. Precisamos muito uns dos outros. Isolamento residencial não precisa significar solidão.


Busque se manter produtivo(a), o máximo possível. Mesmo quem continua trabalhando de casa acaba tendo mais tempo livre, que antes era dedicado ao deslocamento para o local de trabalho, então use esse tempo em seu benefício. Faça movimentos com seu corpo, há muitos professores disponibilizando aulas online de alongamento, Pilates, Yoga, dança, etc., que não exigem equipamentos, apenas a vontade de fazer. Acredite, colocar-se em movimento diminui muito o nível de estresse e também aumenta a imunidade. Evite passar o tempo todo deitado(a) e/ou dormindo. Pode parecer que é bom, mas a longo prazo piora nosso estado emocional, podendo levar até a um humor deprimido - então se mexa!


Exercite a solitude (que não é o mesmo que solidão), é o ficar consigo mesmo(a), pensando na vida, revendo seus valores, suas escolhas, seus sonhos, etc. Essas reflexões são fundamentais em nosso dia a dia e mais ainda durante uma tempestade, porque quando algo nos abala, sempre pode servir para nos fortalecer e nos conectar ainda mais com nossa essência, com nossos valores mais íntimos e profundos, nos habilitando a uma vida mais saudável e feliz.

 

Posso te garantir que a tempestade vai passar. Não sabemos quando, não sabemos todas as
consequências que virão, mas vai passar. Então, enquanto dura, aproveite para tirar o melhor proveito da situação para você, para suas pessoas queridas e para a humanidade toda, afinal, mais do que nunca estamos percebendo o quanto somos conectados, estamos todos no mesmo barco, somos todos irmãos.


Que o Universo sempre nos proteja de corpo, alma e coração.

Andréa Thomé Psi

O Portal

Como funciona

Anuncie no Portal

Eventos

Cursos

Divulgue seu evento

Seja Colunista do Portal

e ganhe vantagens

Saiba mais...

Fique por dentro

Receba todas as novidades

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Portal Terapeutas S/A - Todos os Terapeutas reunidos num só lugar

As informações disponibilizadas são de total responsabilidade de seus autores e tem caráter apenas informativo, não podendo, jamais, ser utilizadas em substituição a um diagnóstico médico ou de outro profissional habilitado, eximindo os administradores deste site de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização delas.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now